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Consultoria SE0

A função básica de uma consultoria SEO vai muito além do trabalho de otimização de sites ou do desenvolvimento de algum projeto de site voltado para SEO. Como o próprio nome já diz, a consultoria SEO é uma assessoria no projeto de otimização de sites.

No trabalho convencional de otimização de sites o cliente encontra uma empresa e solicita que seu site apareça nas primeiras páginas do Google e a empresa faz esse trabalho, porém sem a participação do cliente no projeto SEO, o que é um dos pontos fortes, pois o cliente entende do nicho de mercado que atua e dessa forma tem o poder de fornecer informações valiosas e cruciais para o sucesso do projeto SEO.

Em nossa consultoria SEO o cliente participa e acompanha todas as etapas do projeto. Desde a criação do escopo do projeto até os progressos da otimização do site, que é feita mensalmente dentro e fora do site.

Na consultoria o cliente aprende a gerar conteúdos de qualidade e com palavras-chaves que geram tráfego e taxas de conversão para o site. Ele entende a importância que tem o conteúdo no projeto SEO e passa a participar ativamente nesse processo de geração de conteúdo para otimização de sites.

Na consultoria SEO são realizadas reuniões presenciais mensais para avaliar o andamento do projeto SEO. Suas evoluções, possíveis modificações e apresentação de relatórios gerados pelo Google Analytics, que é uma ferramenta fornecida pelo próprio Google para se obter todas as informações possíveis do seu site. Dentre elas podemos citar o numero de visitas diárias, páginas mais visitadas e a parte que interessa para o projeto SEO, as fontes de tráfego. Pela fonte de tráfego temos o numero exato de visitantes que acharam seu site pela busca orgânica e pela busca patrocinada. O cliente tem suporte e treinamento integral para essa ferramenta e em pouco tempo aprende todas as suas funcionalidades.


Otimização de Sites e SEO

Para que um projeto SEO ou de otimização de sites realmente funcione são necessários diversos fatores, tanto dentro do site como fora do site também. Quando dizemos dentro do site estamos nos referindo à otimização ONPAGE e quando falamos fora do site estamos falando da otimização OFFPAGE.

Otimização de Sites ONPAGE

Atualmente na otimização de sites ONPAGE, ou dentro do site os principais fatores que influenciam na classificação nos mecanismos de busca são:

Títulos das páginas otimizados.

Quando dizemos títulos das páginas estamos nos referindo a TAG TITLE das páginas que tem grande influência na classificação, isso, se usada de forma correta e com palavras-chave relevantes a página.

Meta Tags otimizadas

Atualmente as meta tags relevantes aos mecanismos de busca são as meta tags Robots, que impedem ou liberam o acesso ao seu site, e a meta tag Description que é a descrição da página que aparece nos resultados de pesquisa logo abaixo da tag TITLE. Esse campo ainda é relevante, porém de nada adianta encher esse campo de palavras-chave sem nenhuma mensagem convidativa ao usuário que talvez entre no seu site. Na meta tag Description temos que agradar o robô de busca e o usuário que vê sua pagina, e se não for bem otimizada não funciona. Pois de nada adianta aparecer e não ter cliques no seu site. Certo?

URL amigáveis

As URL amigáveis são os nomes das páginas que ficam logo no endereço do domínio (ex: www.seusite.com.br/otimizacao-sites.html). Nesse caso o termo otimizacao-sites.html é minha url. Percebam que o nome da pagina já informa aos mecanismos de busca o conteúdo que ele encontrará nessa página. Claro que de nada adianta usar URL amigável se o conteúdo da pagina não tiver correlação com o nome da página. Uma URL não amigável seria uma cheia de números e letras sem conexão. (ex: www.seusite.com.br/4phpZ.html)

h4>Sitemap.xml

O sitemap.xml é um arquivo que enviamos para nosso FTP informando diversas informações sobre as páginas de nosso site. Informações como, nome, data da última atualização, meta tags da página, etc. Esse arquivo é de vital importância para otimização de sites, pois alem de acelerar o processo de indexação de suas páginas ele ainda garante que 99% das suas paginas serão indexadas pelos mecanismos de busca.

Conteúdo SEO

Conteúdo SEO é praticamente 50% do projeto SEO. Sem conteúdo não há SEO. Podemos partir da premissa que os motores de busca só existem e são úteis por que existe conteúdo na rede, e a única função dos mecanismos de busca é vasculhar a rede em busca de conteúdo relevante e mostrar esse conteúdo de acordo com a pesquisa no usuário.

Arquivo Robots.txt

O arquivo robots.txt tem a única função de controlar o acesso dos mecanismos de busca dentro do seu site. Como assim? Existem pastas e arquivos que não interessam para nós que sejam indexados. Podemos citar como exemplo pastas de banco de dados ou páginas antigas que possam estar no seu FTP ou até mesmo páginas de não desejamos que fossem indexadas. Esse arquivo controla esse acesso de visibilidade dentro do seu FTP e é muito útil para otimização de sites.

Otimização de Sites OFFPAGE

Até agora explicamos a otimização dentro do site. Agora vamos a parte mais complexa e mais difícil para SEO, que é a quantidade e qualidade dos back-links que apontam para seu site.

Como conseguir links de forma espontânea e limpa? Simples.

Conteúdo de qualidade em redes sociais.

Atualmente a criação de SEO nas redes sociais representam um número altíssimo de links para seu site, pois geram tráfego rapidamente e o conteúdo é propagado muito rapidamente.

Divulgação de conteúdo em sites de artigos.

Divulgar artigos de conteúdos interessantes em sites de artigos ou até escrever artigos para esses sites pode ser uma ótima alternativa de receber links de qualidade para seu site.

Desenvolvimento de aplicativos para sites

Criação e desenvolvimento e distribuição gratuita de aplicativos úteis e interessantes para sites, e nesses aplicativos contendo um link para seu site.

Blog e fóruns de discussão

A participação dentro de fóruns e blogs sobre sua área de atuação também pode gerar links importantes para seu site.

Enfim, as formas de conseguir links são muitas a acima citamos somente parte delas. O mais importante do trabalho de link building não é mais a quantidade e sim a qualidade desses links, se um site tiver um pagerank muito ruim e apontar para o seu site você pode perder posicionamento na classificação de resultados. Hoje em dia temos que ter links de sites bons e conhecidos e que agreguem valor ao nosso site.