telefone

Conteúdo Automático em SEO: Problemas e Possíveis Punições

Já não é mais nenhuma novidade que a busca pela primeira página do Google já virou doença entre os webmasters de todo mundo, porém esse desejo incessante pode ser seriamente penalizado se for feito de forma irregular.

A luta para colocar um site no Google, entre as primeiras posições está cada vez mais automatizada, principalmente entre Blogs e Redes sociais. Isso ocorre por que muitas pessoas que criam um blog não tem paciência de ficar criando artigos ou postagens o tempo todo e utilizam de formas automáticas para gerarem páginas com alto índice de palavras-chaves e muitas vezes sem correlação com o conteúdo de texto página, ou às vezes sem conteúdo nenhum! Isso mesmo, páginas somente com URL e Tag de título. Tudo isso para mostrar ao Google que seu site está sempre sendo atualizado e merece a sua atenção.

Porém foi anunciado neste dia 10 de Setembro de 2013, pelo chefe de spam do Google, Matt Cutts, que essa prática está para chegar ao seu fim. Isso seria mais uma atualização no Google, um pouco mais agressiva por parte do Google para derrubar e penalizar de vez sites com péssimo conteúdo ou com geração de conteúdos automáticos.

É somente um complemento do Penguin 2.0 lançado pelo Google esse ano, que visa punir severamente sites de propagandas e muitos anúncios, e principalmente sites geradores de SPAM e conteúdos de baixa qualidade.

Não temos que lembrar que todas essas atualizações e punições aplicadas pelo Google não são para punir sites de bom conteúdo e boa reputação com os search engines, mas sim derrubar o SPAM e dar a oportunidade de conteúdos criativos e autênticos serem encontrados pelo Google e bem classificados de forma justa e lícita.

O que mais preocupa o Google é que a geração de conteúdo automático está se tornando vício por parte dos Webmasters que não se preocupam mais em oferecer um conteúdo de qualidade e sim promover seu site nas primeiras páginas do Google.

Todos sabemos que dentro da otimização de sites o mais importante é o conteúdo que você cria e coloca de na rede. Esse conteúdo você cria, não pensando em melhorar seu posicionamento e muito menos com a intenção de manipular os mecanismos de busca enchendo seu artigo ou publicação de palavras-chaves somente para enganar os mecanismos de busca, mas sim com a intenção de oferecer ao usuário um conteúdo interessante e novo que agregue valor a sua busca.

O conteúdo que tem sucesso dentro dos search engines é aquele conteúdo pensado, estudado, criativo e acima de tudo NOVO!

Como sempre incentivamos em todos nossos artigos que sem conteúdo bom não existe SEO e nem otimização de sites! Mais vale um conteúdo de qualidade criado com intenção de passar uma boa experiência ao usuário, do que 50 páginas geradas automaticamente sem conteúdo e dessa forma enganando o Google e o usuário que encontra seu site.

Esse conteúdo será valorizado pelo Google e outros mecanismos de busca, pois é autêntico e não tenta manipular os critérios de classificação de posicionamento.

Vejam na integra o vídeo do próprio Matt cutts falando sobre conteúdo gerado automaticamente.

Data de Publicação: 14/04/2014