SEO no Brasil: Tendências em 2014
telefone

SEO no Brasil: Como está a evolução de SEO atualmente

Atualmente SEO já um tema bem falado e conhecido por boa parte do Brasil, porém ainda existe certa resistência por parte de grandes e médias empresas investirem em um projeto de otimização de sites. Isso ocorre por que o trabalho de otimização de sites é gradativo e seus resultados são lentos podendo demorar até um ano para que um projeto comece a dar os verdadeiros lucros que o cliente espera.

No Brasil as empresas que resolvem investir em Otimização de Sites muitas vezes preferem pequenas e médias empresas que trabalham com otimização de sites. Essa escolha é feita, pois o valor de uma agencia de SEO é muito superior a de um profissional liberal ou de uma micro ou média empresa.

Uma empresa de SEO costuma cobrar um valor entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 reais mensais por um projeto de otimização de sites. Em contrapartida um profissional liberal ou uma pequena empresa cobra entre R$ 250,00 e R$ 500,00. Uma empresa de pequeno e médio porte costuma cobrar entre R$ 500,00 e R$ 800,00.

A questão do valor é bem complicada para empresas no Brasil escolherem qual o melhor tipo de trabalho se encaixa no perfil da empresa, porém como já diz o velho ditado: “o barato pode sair muito caro”

Dessa forma para melhor escolher sua empresa ou profissional de SEO é sempre bom pesquisar sobre a empresa que você está querendo fechar e, além disso, realizar uma reunião e entender o projeto como um todo. Por último e não menos importante peça referências de outros atuais clientes dessa empresa.

Empresa de SEO Vs Agência de SEO

O que diferencia uma empresa de SEO e uma agência de SEO é, primeiramente o valor da consultoria SEO ou Consultoria SEM,e o tempo mínimo de permanência no projeto de otimização. Normalmente grandes agências costumam cobrar entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00 e fazem um contrato de no mínimo dois anos.

A vantagem de se contratar uma empresa de pequena ou de médio porte é primeiramente o valor, que varia entre R$ 500,00 e R$ 800,00 por mês e tem como tempo médio de contrato um ano, porém a grande maioria das empresas não obrigam o cliente a ficar um ano e não existe nenhum tipo de multa rescisória, mas é sempre bom ler e prestar bastante atenção ao assinar qualquer tipo de contrato com empresas desse tipo.

Outra vantagem de se contratar uma empresa pequena de SEO é o tipo de tratamento e atendimento que essa empresa pode dar para o cliente, ou seja, pequenas empresas de SEO no Brasil não costumam ter muitos clientes e dessa forma eles têm maior tempo para dar mais atenção aos seus clientes. Já grandes agências normalmente não oferecem um suporte na hora que o cliente precisa desse suporte, e é sempre necessário ligar ou mandar e-mail para abrir um chamado e ainda por cima aguardar cerca de três dias para ter uma resposta.

Não recomendamos fechar acordo com profissionais liberais que não possuam nenhum tipo de registro em seu nome e muito menos que não consigam emitir notas fiscais. É sempre bom ter segurança no que se está investindo. Além disso, sempre analise outros projetos de otimização dessas empresas antes, e muito cuidado com valores muito abaixo dos que estamos dizendo nesse artigo. Um valor médio de uma empresa boa em SEO varia entre R$ 600,00 e R$ 1.000,00 reais por mês e tem um tempo de projeto de um ano, sendo que os primeiros resultados do projeto de otimização começam a aparecer a partir do 4º mês de trabalho.

Investimento de SEO no Brasil

Infelizmente muitas empresas no Brasil que procuram um trabalho de SEO e otimização de sites ainda se assustam com o preço cobrado. O mercado de SEO começou a crescer em 2012 e poucas empresas atualmente investem, e em sua grande maioria elas preferem os links patrocinados do Google que tem resultados muito mais rápidos do que o investimento em um projeto de SEO.

A grande verdade é que as empresas no Brasil não entendem e não tem paciência de investir e esperar o resultado, Isso é um fator que atrapalha e muito as empresas de SEO em todo Brasil.

Devido a isso muitas empresas e agências de SEO estão integrando campanhas de links patrocinados em seus projetos de otimização de sites, e conforme os progressos da otimização começam a ganhar maior visibilidade na busca orgânica os investimentos em cima dos links patrocinados são reduzidos gradativamente e o cliente já consegue ter um retorno logo no inicio do projeto. A busca orgânica (SEO) junto com a busca patrocinada (Links patrocinados) tem o nome de consultoria SEM, ou mais conhecido como consultoria em marketing de busca que integra toda busca no Google.

Essa é uma ótima alternativa para empresas de SEO utilizarem para conseguirem fechar novos clientes, pois a estratégia de vender somente o projeto de SEO para busca orgânica hoje em dia está cada vez mais difícil, pois como já dissemos acima, o cliente quer resultados imediatos em cima do investimento que ele está pagando.

Data de Publicação: 15/04/2014