telefone

Flash em Sites: Veja por que usar flash atrapalha em SEO

E após anos e anos de discussões sobre o assunto eu pergunto. Desenvolver site em flash vale a pena? Alguém chegou a uma conclusão? Usar ou não usar flash no seu site? Se sim. Quanto? Sites em flash estão fora de questão pela maioria dos programadores atuais. Será?

Quando sites em flash começaram a serem feitos viraram uma febre mundial. Todos queriam sitesdesenvolvidos em flash. Também não há dúvidas que sites em flash são maravilhosos, interativos e tem uma beleza que com o xhtml atual é praticamente impossível de ser feito. Podemos até tentar substituir o flash pelo Java script mas ainda sim a perdemos muita qualidade.

Não é por acaso que todos queriam sites em flash. sites em flash são totalmente interativos com o usuário que navega nele. São sites que chamam atenção pois saltam aos olhos de quem acessa.

Mas até que ponto isso é bom para questão do conteúdo?

Conteúdo que digo é realmente a essência de um site. O motivo que aquele site é tão acessado e seu conteúdo é relevante a consulta do usuário. Levanto essa questão pois já vi muitos internautas de plantão me mostrarem paginas lindas, interativas…etc…quando ia ver o site o conteúdo era uma porcaria, ou quando tinha um bom contexto tinha erros de concordância ou frases absurdas que não tem nenhuma lógica com o que o usuário procura…mas…

O site é interativo e bonito. O usuário está mais preocupado com a beleza que lhe salta aos olhos do que com o conteúdo que pode lhe agregar conhecimento ou ajudá-lo a selecionar determinado produto ou serviço que ele possa estar precisando.

Até agora estou falando do ponto de vista visual e estético de um site em flash,pois em minha particular opinião sites em flash “maqueiam” e muito a falta de conteúdo de um determinado site. Porém defendo alguns sites que tive o prazer de ver desenvolvidos em flash, que além de serem interativos e animados tinham um conteúdo surpreendente, mas…infelizmente foram muito poucos. Motivo pelo qual tenho essa opinião sobre o assunto.

Agora quero tocar em outro ponto muito importante. Qualquer site em flash necessita do plugin do adobe flash player para que o site possa funcionar certo? Atualmente temos praticamente 40% de pessoas que mexem diariamente na internet e não sabem que precisam instalar o adobe flash player manualmente, e quando o navegador faz o download automaticamente e pede para o usuário instalar (quando aparecer aquela permissão para clicar e instalar no topo da página), o usuário não sabe que para abrir o site precisa instalar o flash. Pior que isso, ele nem sabe que o site que nem abriu ainda foi desenvolvido em flash!

Como ele vai autorizar instalar um programa que ele não faz idéia do que é?

Sabe o que ele pensa quando vê a autorização para instalar o flash?? É VÍRUS…

É triste caros amigos, mas é fato. Já ouvi e vi isso diversas vezes. Mas não podemos culpá-los.

Não é culpa deles não saberem de todas essas informações, e tem outra é nossa responsabilidade entregar nosso conteúdo, seja ele qual for, com total perfeição para o maior número de navegadores e sistemas operacionais possíveis. Entendem como em um simples detalhe você perde um projeto de meses?

Ok. Agora vamos falar de acessibilidade. Quando digo acessibilidade estou me referindo tanto aos motores de busca como aos usuários que tem acesso ao seu site em flash.

Vamos começar com os motores de busca. O Google não conseguia ver o conteúdo criado em flash há alguns anos atrás. Houveram algumas mudanças,poucas, mas houveram. O Google conseguiu aperfeiçoar seus alogarítimos e passou a conseguir indexar conteúdos de texto em animações em flash. Porém essa indexação não era completa e muitas vezes somente algumas páginas do site eram indexadas e outras deixadas para trás. O Google tinha dificuldades para localizar os links e textos necessários para classificar o conteúdo do site.

Segundo, os conteúdos em flash devido a tantas animações são extremamente pesados e demorados para carregar, isso dependendo da velocidade da internet do usuário, mas podemos ter uma idéia que na media jogamos 3 mb de velocidade para 1 em cada 5 usuários. Mesmo assim, voltando ao Google. Você realmente acha que ele vai dar valor para um site que ele não tem consegue entender todo conteúdo, e um site relativamente demorado para ser exibido para o usuário?

A principal função dos motores de busca como já enfatizei em outros artigos, é buscar e exibir para o usuário um conteúdo acessível, de qualidade e com rápido carregamento.

Outro ponto negativo é que os sites em flash não são exibidos corretamente em dispositivos móveis. Isso ocorre pois os conteúdos criados em flash são grandes blocos fixos(mesmo padrão que seguem os sites criados em tabelas) que não tem o poder de adaptar ao dispositivo que tentar acessá-lo. Outro ponto é que poucos celulares tem suporte para flash ou o adobe flash player instalado, pois isso ainda não é padrão em todos os Smartfones. Isso torna o site inacessível para alguns dispositivos. Conclusão. Outro ponto negativo nos dias atuais, por que sites acessíveis e semânticos são cruciais para se ter boas posições nos buscadores. E mais importante que estar em boas posições, é criar novos e acessíveis conteúdos para novos e impacientes usuários. Que não sabem o que querem…

Enfim, não estou criticando programadores de action script por que também já criei sites em flash, e a maioria das situações que evidencio neste artigo presenciei e muitas delas fui prejudicado. Um dos motivos que uso bem pouco flash.

Concluindo esse assunto. Acho flash lindo, maravilhoso e interativo. Pior que isso, sei que não é fácil aprender action script, por que até hoje preciso consultar diversos manuais para lembrar de códigos complicados. Não minto para vocês. Uso flash sim. Mas com moderação. Como assim com moderação? Use flash em banners de propaganda, banners não muito grandes nas paginas de suas criações. Outro conselho. Evite incluir os textos dentro das animações por que isso deixa elas mais pesadas e conseqüentemente demoram para carregar.

Espero que num futuro próximo os robôs de busca evoluam mais e passem a entender e indexar as paginas em flash como fazem atualmente com as paginas em HTML ,pois o flash é um ferramenta fantástica e merece ser mais valorizada independente das dificuldades enfrentadas nos dias de hoje.

Data de Publicação: 14/04/2014