SEO: Por que Investir?
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Investimento em SEO: Vale a pena por quê?

Atualmente muito se fala sobre a importância de ter uma boa estratégia de marketing de busca dentro do Google e outros mecanismos de pesquisa como Bing, que também é o segundo buscador mais utilizado em todo mundo.

Apesar de toda a informação disponível na internet e da forte e real necessidade de investir em marketing digital ainda são muito poucas empresas que se preocupam ou acham “besteira” ou “gasto desnecessário” investir em otimização de sites e SEO.

No Brasil o conceito de importância de estar bem posicionado no Google ainda é muito duvidoso, e muitas empresas tem medo de investir, pois além de SEO ser caro ainda é complicado explicar para um cliente que tem interesse em investir e na maioria das vezes não conhece nada sobre o assunto. Isso por que os resultados em SEO são progressivos e são vistos aos poucos pelo cliente, porém o cliente que contrata um empresa para otimizar seu site quer pagar e já logo de inicio ter retorno sobre o investimento, o que dentro do processo de otimização de sites é impossível porque são uma série de fatores que influenciam no posicionamento de um site, além da criação estratégica de conteúdo para chamar atenção de usuários e assim, aos poucos o site começar a ganhar credibilidade, tanto para o gosto do usuário como para o gosto dos buscadores, porque se um site for relevante para a busca realizada pelo usuário consequentemente ele será relevante ao Google e certamente ganhará maior visibilidade dentro dos resultados de pesquisa.

Para explicar o porquê todas às empresas devem investir em otimização de sites vamos de inicio fazer uma análise em cima da evolução do marketing digital durante os últimos oito anos. Mas para isso não vamos falar sobre teorias e muito menos de aspectos técnicos cansativos para exemplificar nosso raciocínio.

Veja no gráfico abaixo a evolução do marketing online no período de 2006 até 2013.

marketing digital

Esse gráfico mostra em números uma pesquisa realizada pelo IBGE, o ciclo de crescimento dos principais veículos de marketing online que funcionam nos dias de hoje. Analisando esse gráfico temos a noção do crescimento e declínio de cada uma das principais ferramentas de marketing utilizadas até os dias atuais.

Primeiramente podemos notar que o investimento em otimização de sites somente começou a ganhar maturidade no Brasil entre os anos de 2009 até 2013, antes disso já existia, mas o medo e a falta de conhecimento sobre o assunto assustava grandes e médias empresas que ao verem o valor de um projeto e o tempo médio de retorno optavam por outra ferramenta, no caso os links patrocinados que vem em segundo como a ferramenta mais utilizada depois do investimento em um projeto de otimização de sites.

Os links Patrocinados nada mais são do que os anúncios que aparecem nas três primeiras posições no Google e na lateral direita nos resultados de pesquisa. A vantagem dos links patrocinados em relação à otimização é que ele funciona rapidamente, bastando apenas que o cliente crie sua campanha dentro do Google Adwords e compre as palavras-chave que mais tiverem correlação com seu negócio.

A desvantagem dos links patrocinados é que você estará nas primeiras posições enquanto pagar ao Google para que seus anúncios apareçam e a partir do momento em que você suspende o pagamento dos créditos de seus anúncios você não aparece mais nas pesquisas.

Otimização de sites ou Links Patrocinados?

Desde meados de 2011 os links patrocinados passaram a ser um investimento muito caro para uma empresa em relação ao retorno que elas tinham entre os anos de 2009 e 2010, dessa forma muitas empresas optaram em tentar investir em marketing para busca orgânica ou otimização de sites. Mesmo sabendo que os progressos da busca orgânica ocorrem aos poucos muitas empresas que arriscaram e investiram tiveram ótimos resultados, e hoje em dia seus investimentos em marketing online passaram a ser 80% do investimento em marketing total por mês dentro de uma empresa.

A maturidade e conhecimento do mercado sobre os resultados fantásticos que SEO pode fazer somente vieram a tona em meados do ano de 2012, onde o investimento em otimização de sites foi o maior nos últimos 10 anos. Esse investimento somente ganhou boa reputação devido a reportagens e artigos divulgados na mídia dando a certeza que o investimento realmente funcionava, apesar do tempo de retorno sobre o valor investido no projeto. Mas digamos que somente o fato de empresas que viram casos de sucesso de outras empresas que investiram em SEO, passaram a ganhar um voto de confiança e um motivo real para investir em otimização de sites.

A grande vantagem da otimização de sites é que você não paga para o Google pela quantidade acessos ou cliques no seu site e mesmo que você interrompa ou cancele a consultoria SEO que faz a otimização do seu site, ainda sim você aparecerá nas buscas, pois a otimização de um site, se feita de forma correta e com bom conteúdo é praticamente muito difícil que seu site não apareça ou perca posicionamento nas pesquisas.

Ainda finalizando a análise das ferramentas citadas no gráfico podemos ver que as redes sociais e o e-mail marketing são ferramentas que tinham uma forte influência para incentivar a venda de um produto ou serviço, mas nos dias de hoje elas já não tem tanta força assim para gerar conversão efetiva de uma venda. Essas ferramentas são muito boas para gerarem acessos ao seu site, mas a conversão de venda efetiva é muito baixa.

Baixa porquê, em relação às redes sociais as pessoas ainda tem muito receio e não confiam 100% para comprar alguma coisa. Em relação ao e-mail marketing as vendas caíram devido ao abuso incessante dos chamados SPAM e total invasão de privacidade de diversas empresas que mandavam propagandas a uma conta de e-mail sem a autorização e muito menos conhecimento do usuário da conta.

Então resumindo, por que em investir em SEO?

Digamos que diante de todas as análises feitas acima com as principais ferramentas de marketing online que existem ainda funcionam, a otimização de sites se destaca por que:

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Data de Publicação: 15/04/2014