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Aprenda a Usar Keywords e melhore seu SEO

Todos sabemos que o Google não valoriza mais a meta tag keywords de uma página HTML. Para quem não conhece vamos dar um “resuminho” sobre a história da meta tag keywords que todas as páginas HMTL devem ter.

Nos primórdios dos motores de busca essa tag era levada em consideração para a classificação e relevância de uma página de um site sobre determinado assunto nos buscadores. Bastava apenas você encher essa tag de palavra chave que você com certeza estaria nas primeiras páginas dos grandes buscadores.

Porém, para variar, várias pessoas descobriram essa forma de ganhar rapidamente boas posições e começaram a abusar do seu uso. Ou seja, enchiam a tag com várias palavras chaves, às vezes palavras que nem tinham nada a ver com a página em si. Isso tudo para ficar mais visível no Google e em outros buscadores.

Como era de se esperar os robôs de busca descobriram essa tática e passaram a não considerar mais essa tag para questões de posicionamento de sites nos motores de busca.

Passado certo tempo, os motores de busca evoluíram muito mas ninguém sabe realmente como usar essa tag. O Google diz que não considera mais, mas outros buscadores consideram. Querendo ou não a maior parcela de buscas é realmente do Google, que tem 70% das pesquisas mundiais. Mas não podemos esquecer que ainda temos o Yahoo e o Bing, que nunca disseram nada sobre esse assunto, e querendo ou não ainda restam 30% dessa fatia de redes de pesquisa.

Certo? Então insisto que continuem a usar essa tag nas páginas de seu site, mesmo sua relevância sendo pequena dentro da classificação dos buscadores.

Agora vamos para a parte prática. Vou ensinar a vocês como usar essa tag de maneira correta e fazer com que ela seja realmente considerada pelos motores de busca.

Vamos dar um exemplo prático para ficar mais fácil o entendimento.

Vamos supor que você crie e otimize sites e nas respectivas páginas você coloque as na metatag keywords as palavras : sites otimizados, otimizados, otimizar, otimização, site.

Ok. Até aqui você fez o que todos fazem.

Mas pense comigo, o usuário que quer otimizar um site não vai digitar as palavras otimizar, otimização ou websites. Se digitar serão pouquíssimos usuários.

Outro ponto importante é que a metatag keywords atribui um valor de 100% para todas as palavras chaves que você colocar dentro dela. Ou seja, se você colocar 4 palavras cada uma tem um valor de relevância de 25% para o robô de busca. Se você colocar 2 palavras cada uma terá 50% de relevância e assim por diante.

No nosso exemplo temos 5 palavras. sites otimizados, otimizados, otimizar, otimização, site. Ou seja, cada uma delas tem um peso de 20% para o robô de busca. Mas o ponto em que quero chegar ainda não é esse.

Bom, já sabemos do cálculo de relevância de cada palavra chave. Certo?

Ok. Agora vamos ao ponto psicológico da coisa.

Se coloque no lugar do usuário que quer otimizar um site. O que será que ele iria digitar no campo de pesquisa do buscador?

Há alguns anos atrás digitaria otimização de sites ou otimizar sites. Mas as coisas mudaram caros amigos. Eles aprenderam que digitando isso além de puxarem empresas que otimizam sites eles pegam também outros site com artigos de otimização, aulas para otimizar site, e diversos outros tópicos sobre o assunto.

Hoje em dia eles não tem paciência nem de ler até o final da primeira página. Por esse motivo uma frase chave para eliminar artigos, vídeo aulas e outros assuntos sobre otimização de sites seria otimização de sites são Paulo, ou otimizar site preço, ou até empresa para otimizar site São Paulo. Entendem como colocar a idéia completa elimina vários segmentos sobre determinado assunto e foca mais no seu objetivo?

Atualmente nem devíamos chamar de palavras chaves. Devemos chamar de frases chaves.

Os motores de busca trabalham com lógica e palavras, dessa forma quanto mais você especificar o que você quer mais bem filtrado será seu resultado de pesquisa.

Colocar termos como site otimizado ou otimizar site não acrescenta em nada na sua pesquisa. Além disso, não classifica seu site da maneira correta na pesquisa feita pelo usuário.

Agora que já entendemos como o usuário procura alguma coisa no buscador vamos reorganizar as palavras chaves do nosso exemplo. Já ficou bem claro que as palavras que colocamos não ajuda em nada o usuário achar nosso site, certo?

Ok. Dessa forma aqui vai outra dica. Use somente no máximo de 4 a 5 frases chaves na sua metatag keywords.

CRIE FRASES QUE COM CERTEZA O USUÁRIO IRÁ DIGITAR NO CAMPO DE PESQUISA.

Pense como o usuário e você terá ótimos resultados.

Data de Publicação: 14/04/2014