Links Patrocinados
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Links Patrocinados do Google

Os links patrocinados ou mais conhecidos como anúncios no Google são estratégias SEM( Search Engine Marketing)que focam a otimização fora do site ou otimização OFFPAGE. O Google Adwords é um sistema onde você compra determinadas palavras-chave com o objetivo de mostrar o anúncio de seu produto ou serviço nas primeiras paginas do Google, mais exatamente no topo de resultados e na lateral direita dos anúncios do Google.
Com os links patrocinados você cria seu anúncio sem muita dificuldade e seleciona as palavras-chave que tem correlação com seu produto ou serviço. A vantagem de usar o Google Adwords é que assim que você cria e configura suas campanhas ou anúncios e coloca determinada quantia de créditos, seu anúncio já começa a aparecer depois de poucas horas que você criou sua campanha no adwords.

A vantagem de se utilizar o Google Adwords ou links patrocinados é que apenas quando seu anúncio é clicado pelo usuário você paga para Google. Ou seja, se seu anúncio aparecer e ninguém clicar você não perde nada, mas também não ganha. Por esse motivo as campanhas de links patrocinados são conhecidas como PAY PER CLICK ou em português, pagamento por clique.

A lógica de funcionamento dos links patrocinados é feita no conceito de leilão de Keywords, ou seja, o anúncio com maior lance em determinada palavra-chave aparece nos primeiros resultados logo no topo de anúncios do Google. Porém atualmente, devido o grande crescimento do Google Adwords, não adianta mais ter somente um lance alto nas palavras-chave, hoje em dia além do lance alto é necessário ter qualidade nos anúncios do link patrocinado. Sem qualidade de nada adianta investir, pois você somente irá ter cliques e nenhuma taxa de conversão, ou a venda efetiva do seu produto.

Freqüentemente anúncios bem elaborados e com grande taxa de cliques aparecem antes de anúncios mal elaborados e com o dobro de lance em determinada palavra-chave. Isso ocorre justamente para garantir que o usuário que procura algo, seja na busca orgânica ou na busca patrocinada, receba a informação ou produto que procura em menor tempo possível e com mais qualidade.

Estratégia de links patrocinados

Antes mesmo de iniciar suas campanhas dentro do Google Adwords é necessário primeiramente definir os objetivos e a estratégia a ser tomada para que a campanha criada funcione da forma esperada. Elaboramos abaixo alguns fatores que influenciam e muito no processo de criação de suas campanhas de links patrocinados.

Escolha de palavras-chave

A escolha correta de palavras-chave é praticamente 80% de garantia que sua campanha irá funcionar conforme o esperado. Se nessa etapa for escolhida palavras-chave erradas ou sem correlação com o anúncio pode ter a certeza que você não vai ter o retorno esperado.

Outro fator que 95% dos usuários que investem em anúncios dentro do Google Adwords é que não pesquisam as palavras-chave mais buscadas pelos usuários e muitas vezes acham que colocar palavras-chave de genéricas comocarros ou comprar carros vai trazer taxas de conversão para o usuário. Sendo que quando criamos a campanha temos direcionar nossa venda. Direcionar como? Simples. Se você vende carro em São Paulo não teria mais lógica colocar a palavra-chave comprar carro são Paulo ou comprar carro em São Paulo?

Dessa forma você foca seu clique para quem mora em São Paulo e quer comprar um carro, e evita cliques de usuários que não tem a intenção de comprar.

A importância das Landing Pages

Landing pages é a página que o usuário será levado ao clicar no seu anúncio de link patrocinado, ou seja se você está divulgando um produto coloque o link de URL destino direto para a página do produto e não para a página inicial do seu site.

Esse tipo de erro é fatal, pois o usuário clica achando que vai diretamente para a página do produto e vai para outra completamente diferente. Quando isso ocorre 95% dos usuários voltam para o Google e procuram outro anúncio que contenha o mesmo produto que ele tentou achar no seu site.

Sempre redirecione para a página sobre o produto exposto no anúncio e nunca para outra página.

Orçamento da campanha de links patrocinados

Determine o orçamento de custo de suas campanhas antes de começar a anunciar. Não deixe nunca em orçamento automático onde o Google Adwords estipula o melhor orçamento para suas palavras-chave. Sempre deixe no orçamento manual onde você estipula quanto vai gastar diariamente.

Controle de campanhas de links patrocinados

Controle exaustivamente as palavras-chave mais clicadas em seus anúncios e invista mais nelas do que em palavras-chave que não convertem em taxas de venda para seu produto ou serviço.

Preste atenção também no número de impressões das palavras-chave independente se foram clicadas ou não. Fazendo essa análise você mensura as melhores palavras-chave e aumenta suas taxas de conversão dentro de suas campanhas no Google Adwords.

As campanhas de links patrocinados mudam a todo instante e dessa forma o posicionamento dos anúncios também mudam. Por isso controle suas campanhas utilizando os indicadores para análise do desempenho da campanha constantemente, dessa forma você garante a melhor relação de ROI( retorno sobre o investimento) de seus anúncios dentro do Google Adwords.

Índice de qualidade de anúncios de links patrocinados

Os links patrocinados representam 95% do lucro para o Google e outros buscadores, dessa forma eles calculam a qualidade dos anúncios em relação com a escolha de palavras-chave e recompensam os anúncios bem elaborados e com palavras-chave relacionadas ao texto desses anúncios. Ele mede o quanto sua palavra-chave é relevante para o texto do anúncio de acordo com a pesquisa do usuário.

Outros fatores também estão envolvidos no índice de qualidade, como quantidade de cliques que o anúncio recebe, a correlação entre o anúncio e a página destino desse anúncio dentre outros fatores. O índice de qualidade combinado com o CPC( custo por clique) ou lance dado a determinada palavra-chave determina o posicionamento do anúncio nos resultados de pesquisa.

Aumentando sua taxa de cliques

Para melhorar seus cliques e seu ROI além de ter um anúncio de qualidade e um lance de acordo com a palavra-chave é necessário também incluir alguns apetrechos a mais em suas campanhas para aumentar suas taxas de conversão.

Dentre eles podemos citar : Incentivos no texto do anúncio, incluir preços e promoções no anúncio e chamar a atenção do usuário com seu anúncio. Use uma característica chave para conquistar o usuário.

Evite a fraude de cliques

Um dos grandes problemas de anunciar nos links patrocinados é a fraude de cliques que tem a única intenção de gerar cliques que não irão gerar ROI para o anunciante e somente irão gerar despesas financeiras.

O que é mais preocupante é que não existe uma forma de se evitar esse tipo de fraude e pior que isso existem programas que geram esses cliques de diferentes IPs somente para causar prejuízos aos anunciantes.

A única forma de se detectar algum tipo de fraude dentro dos links patrocinados é se esses cliques vierem de um único computador ou de um único IP, mas mesmo assim provar que estão fraudando alguma campanha do adwords é muito difícil.

A única forma de evitar esses cliques fraudulentos é otimizar sua campanha da melhor forma possível escolhendo palavras-chave que realmente convertem. Outra forma eficaz é utilizar palavras-chave negativas. As palavras-chave negativas são palavras que são selecionadas justamente para que seu anúncio não seja mostrado nos resultados de pesquisa.

Outra forma que se mostrou fortemente eficaz é a escolha de palavras-chave com correspondência exata ao que o usuário digitar, ou seja, se o usuário digitar otimização de sites e você tiver a palavra sites como correspondência exata seu anúncio não será exibido e somente quando ele digitar somente a palavra site seu anúncio será exibido.

Em nossa consultoria e assessoria para links patrocinados ou Google Adwords administramos a conta do cliente direcionando para o real objetivo das campanhas, otimizando o custo e aumentando as taxas de cliques e de conversão ROI para o cliente.

Além disso, o cliente recebe um treinamento e suporte integral de dúvidas sobre o funcionamento dos links patrocinados e como administrar sua conta de maneira correta.

Dentro da nossa consultoria SEM o cliente tem acesso total a parte financeira da conta e acompanha os custos diários e mensais de suas campanhas, além de optar pelo valor do investimento que será feito mensalmente dentro dos anúncios no Google.

Aqui o cliente tem a total liberdade de investir quando e quanto quiser, ou seja, ele terá o controle total de custos e recargas realizadas. O cliente investe quando quiser, sendo nossa única função orientá-lo na criação de suas campanhas e dar todo suporte técnico e estratégico para aumentar a taxa de cliques e conseqüentemente o retorno sobre seu investimento.

As campanhas de links patrocinados são tão importantes como o investimento em SEO e no início do projeto devem trabalhar em conjunto para que aos poucos os links patrocinados sejam deixados de lado e a otimização do site funcione somente pela busca orgânica.