Marketing Digital e SEO
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Marketing Digital em 2014: Tendências e Mudanças

Atualmente não existe outra ferramenta de marketing tão eficiente como o marketing digital, ou publicidade e propaganda na internet. As outras ferramentas como e-mail marketing, folders informativos, cadastros de site em diretórios e investimentos em publicidades como páginas amarelas e outras listas de empresas já não funcionam mais há quase dois anos, porém 50% das empresas ainda gastam dinheiro com esses meios de comunicação mesmo tendo um retorno de 10% de seu investimento.

Marketing na Internet

O marketing na internet cresceu muito nos últimos dois anos e podemos resumi-lo em poucas palavras, anúncios de publicidade nos mecanismos de busca. Os links patrocinados sejam do Google, do Yahoo ou do Bing tiveram um crescimento surpreendente e mudaram totalmente o modo como o marketing de publicidade era feito anos atrás.

Os links patrocinados do Google são os anúncios que dominam o marketing de busca pago, ou mais conhecido como CPC, ou custo por clique. Nesses anúncios seu anúncio fica sempre visível e você paga aos mecanismos de busca quando clicam na sua publicidade. Atualmente a taxa de cliques nos anúncios pagos chega a quase 40% deixando 60% da porcentagem de cliques para os anúncios orgânicos que aparecem no Google. Os anúncios orgânicos são os que aparecem logo abaixo dos anúncios pagos e são obtidos bons posicionamentos com SEO ou um projeto de otimização de sites. A vantagem dos anúncios orgânicos é que você não paga por clique, diferente dos anúncios pagos onde você gasta cada vez que clicam na sua publicidade.

SEO vs Links Patrocinados

No ano de 2004, quando os links patrocinados estouraram e ganharam muitos usuários o custo para manter a conta era relativo ao investimento que o usuário queria, ou seja, quanto maior o orçamento de suas campanhas maior o número de cliques tinha o anúncio e o custo por clique não era tão alto, pois a concorrência entre palavras-chave era baixa.

Atualmente (2013), o número de usuários dos links patrocinados chegou a triplicar de 2004 até os dias de hoje e consequentemente a concorrência e custo por clique de determinadas palavras-chave aumentaram relativamente tornando os links patrocinados um investimento alto, porém rentável.

Somente no ano de 2012 muitas empresas se deram conta que os investimentos em links patrocinados estavam subindo cada vez mais e dessa forma passaram a investir em SEO dentro de suas empresas. O projeto de otimização de sites não fornecem resultados tão rápidos como os links patrocinados, sendo que os primeiros resultados começam a aparecer somente a partir do terceiro mês de trabalho. Porém a vantagem é que SEO é muito mais em conta, financeiramente falando do que investir em links patrocinados. Mais em conta por que você não paga por cliques e seu site ganha mais credibilidade e visibilidade estando nas primeiras posições da busca orgânica.

O ideal é investir em SEO e usar os links patrocinados para campanhas esporádicas e temporárias e que não demandam um valor mensal fixo, dessa forma você foca a otimização orgânica do seu site nas palavras-chave de calda longa e usa os links patrocinados para palavras-chave muito concorridas e ao mesmo tempo otimiza seu site para essas palavras. Com passar do tempo à otimização orgânica para essas palavras começa a ganhar tráfego e você aos poucos deixa de usar os links patrocinados.

Marketing digital nos tempos atuais

Atualmente uma fonte rentável e gratuita de divulgar seus produtos e serviços apareceu com as redes sociais. As redes sociais cresceram e muito nos últimos três anos e se tornaram um veículo de marketing muito lucrativo para empresas que desejam divulgar produtos e serviços na internet. Além de poder divulgar dentro das redes sociais ainda existe um serviço pago onde você pode criar anúncios dentro das redes sociais e tem um custo muito menor do que nos links patrocinados oferecidos pelos buscadores.

Outra estratégia é o uso de técnicas SEO e SEM que visem tanto investimento em um projeto de otimização de sites como investimentos em anúncios pagos que aparecem nos resultados de pesquisa.

O ideal hoje em dia é investimento em SEO, links patrocinados do Google e estratégias SEO dentro das redes sociais. Essa é a essência do marketing digital nos dias de hoje e não há como fugir dessas tendências de mercado. Empresas que não acordarem para a necessidade de investir em SEO e SEM com certeza não sobreviverão nos próximos anos.

A chave do sucesso no marketing digital

Como sempre muito comentado e muito discutido dentro da maioria de nossos artigos a melhor ferramenta que existe para alcançar seu público-alvo é o conteúdo e forma de abordagem para atingir e criar a necessidade no usuário para que ele goste e compre o que você está vendendo.

O conteúdo é chave do segredo. Crie conteúdos de qualidade e que sejam do interesse de seus clientes. Em um artigo da administradores.com.br eles mostram a importância de se investir pesado em geração de conteúdo de qualidade. Vale a pena conferir. O nome do artigo é quatro razões para investir em conteúdo. É uma leitura rápida e muito esclarecedora!

Data de Publicação: 14/04/2014