telefone

Pagerank Update: 6 de Dezembro de 2013

Muitos webmasters ficaram desapontados pela última declaração de Matt Cutts referente a uma possível atualização do PageRank do Google ainda esse ano. Pois é, agora no último dia 6 de Dezembro de 2013 uma nova atualização ocorreu, porém pela primeira vez sem muitas mudanças tanto no PageRank como no posicionamento dos sites.

PageRank: O que mudou?

Ao contrário de outras atualizações que ocorreram nessa última atualização muitos sites perderam PageRank e pouquíssimos sites ganharam. Outro fator surpreendente é que pela primeira vez não ocorreram mudanças nos posicionamentos desses sites, mesmo alguns deles tendo aumentado seu PageRank.

O PageRank sempre foi um dos principais fatores de classificação para um site, mas pelo que podemos ver e aprender com essa última atualização é que o PageRank é só mais um fator e não tem mais quase nenhuma importância para a classificação nos mecanismos de busca nos dias atuais.

Pagerank: O que aprendemos com essa atualização?

Um dos maiores benefícios com os resultados dessa nova atualização é que os sites que vendem links e os milhões de sites de spam que existem e que dependiam do pagerank para obterem bons resultados nos mecanismos de busca estão praticamente extintos. Essa nova visão beneficia os sites que realmente trabalham pesado em conteúdo e levam o trabalho de otimização de sites e SEO realmente a sério.

Como o próprio Matt Cutts já disse diversas vezes o Google utiliza mais de 200 critérios de classificação para melhor posicionar um site e o PageRank realmente passou a ser somente mais um fator e não mais o principal deles.

Outro fator de extrema importância é que empresas de SEO em todo Brasil e no mundo terão que deixar de lado o trabalhoso trabalho de link building, que sempre foi onde os Webmasters focavam 90% dos seus esforços para conseguirem melhores posicionamentos, mas essa era acabou. Teremos que achar novas estratégias SEO para melhor posicionar nossos sites.

Aparentemente a única estratégia que nos restou é a criação e geração de conteúdo que agregue valor a busca do usuário. Teremos que focar 90% de nossos esforços na geração de conteúdo de qualidade e dessa forma aguardar e rezar para que Google avalie esse conteúdo e posicione de acordo com sua importância.

A parte boa de toda essa história é que não teremos que nos preocupar mais tanto com a construção de back-links, o que demandava muito tempo de trabalho e esforços por parte dos profissionais de SEO. Dessa forma temos que focar nossos esforços em conteúdo criativo e de qualidade, que foi o que o Google sempre quis que acontecesse.

Claro que não devemos nunca deixar de lado o trabalho de link building, somente devemos dar muito menos importância do que dávamos até essa nova atualização de PageRank. Antes a grande maioria focava 90% dos seus esforços para a construção de back-links de qualidade e somente 10% a criação de conteúdo de qualidade. Agora o jogo virou e devemos que focar 90% de esforços para criação de conteúdo de qualidade e deixar somente 10% para a criação de back-links.

Vejam o vídeo abaixo do próprio Matt Cutts antecipando o que realmente aconteceu nessa nova atualização, mas não demos muita atenção, até agora.

 

Data de Publicação: 15/04/2014