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Entenda o que é Posicionamento e o que é Conversão

O que vale mais a pena, tem um site na primeira página, mas não ter conversão ou ter conversão sem estar na primeira página?

Essa questão é muito debatida e muitos de nossos clientes focam somente em posicionamento e nem sequer se preocupam com as conversões que site anda realizando. Conversão é qualquer interação que o usuário tem com seu site, seja ela via formulário de contato, ou cadastro de newsletter e em lojas ONLINE a ação de clicar no botão comprar e finalizar o pedido.

Muitos clientes acham que saber as palavras-chave que convertem nas buscas, porém eles acham que aquela palavra converte pelo simples fato de estar na primeira página. Nem sempre. Às vezes o site está muito bem posicionado, tem uma quantidade relativamente boa de visitas diárias, mas sua taxa de conversão não é satisfatória.

Meu site Não Converte, Por quê?

Existem diversos fatores para avaliarmos se o seu site está ou não bem estruturado para interagir com o usuário e esse realizar algum tipo de conversão dentro do seu site. A primeira delas é a acessibilidade rápida e fácil para a página de contato. Esse erro é fatal e mais de 40% dos sites escondem seus telefones e contatos no site, não de propósito, mas na etapa de criação do site o quesito “contato” não foi valorizado e isso mais tarde custa muito caro quando o assunto é quantidade de conversões.

Um dica bem interessante é colocar SEMPRE um telefone no cabeçalho do seu site e no rodapé colocar um mini- formulário de contato ou simplesmente o e-mail mesmo para que o usuário não tenha que ficar procurando a página de contato. Isso deve ser feito em todas as páginas do seu site.p>

Outro erro fatal acontece muito com lojas online que complicam cada vez mais o processo de compra por parte do usuário. Primeiramente o erro começa que a grande maioria dos botões COMPRAR está somente no final da descrição dos produtos e os mesmos deveriam estar logo no inicio, se possível, ao lado da foto do produto. O segundo erro é a burocracia para fazer o cadastro dentro do site. Está cada vez mais complicado por que cada vez mais pedem mais dados e muitas vezes o sistema do site acaba caindo e deixando usuários OFFLINE, ou seja, eles com certeza não vão perder mais tempo para fazer o cadastro novamente na mesma loja, e vão procurar esse produto em outra loja.

A solução é simples. Crie uma página simples de cadastro e na página seguinte já abre diretamente a página de forma de pagamento. Rápido e simples e com certeza suas vendas e conversões no site vão aumentar.

SEO é conversão!

A função primordial de SEO não é somente colocar seu site na primeira página para determinada palavra-chave. Do que adianta se antes de iniciado o projeto de otimização essa palavra não foi estudada e analisada por profissionais de SEO para verificar a viabilidade e possíveis taxas de conversão antes mesmo de iniciado o projeto SEO?

A maior obrigação de uma empresa de SEO é justamente essa. Nem sempre podemos acatar tudo que o cliente deseja e temos que ser sinceros e mostrar por meio de números e ferramentas que aquela palavra-chave que ele quer otimizar o site não vai, a longo prazo gerar boas taxas de conversão para o site dele. Devemos nessas horas fazer uma pesquisa de mercado com keywords similares que tem correlação com a palavra que o cliente deseja, e mostrar novamente em números a quantidade de buscas e de possíveis conversões para site dele.

De nada adianta ter um site na primeira página se seu site não converte.

Data de Publicação: 14/04/2014