SEO e Links Patrocinados
telefone

SEO Trabalhando junto com Links Patrocinados

Atualmente a grande maioria das grandes empresas que tem um bom orçamento para investimento em marketing digital acabam por investir nos links patrocinados, ainda. Mesmo com todo conteúdo sobre otimização de sites e SEO os links patrocinados ainda são muito utilizados devido a maior confiabilidade no próprio Google e nos anúncios do Google Adwords.

Obviamente, é muito mais fácil para as empresas entenderem como funciona e como se administra uma campanha de links patrocinados, isso por que ele é mais semelhante aos métodos tradicionais de marketing direto do que SEO. O problema está que, investindo em links patrocinados o retorno sobre o investimento é visto pelo cliente mediante a relatórios e acompanhamento de custos pelo próprio painel de faturação dos links patrocinados.

Já com otimização de sites ou SEO isso não acontece, pois pouquíssimas empresas entendem que SEO é um investimento a longo prazo e que os primeiros resultados de um bom projeto somente começam a aparecer depois de alguns meses. Dessa forma os links patrocinados passam mais confiabilidade as empresas em comparação a SEO.

Devido a essa cultura de entendimento entre SEO e links patrocinados até hoje os anúncios do Google tem sido considerados uma mais explicável ferramenta de marketing direto, que se utilizada de forma inteligente e correta traz bom retorno sobre investimento para qualquer empresa, porém os gastos também são proporcionais a receita obtida.

Somente a partir de 2012 que a grande maioria das empresas passou a encurtar seus orçamentos e começaram a investir pesado em projetos de SEO e otimização de sites, porém esse número ainda é pequeno, isso por não conhecimento e falta de confiança no trabalho a ser desenvolvido, as empresas ainda acabam caindo nos links patrocinados. Porém a procura por começar a entender e quanto investir em cima de SEO está muito grande, digamos que as empresas estão procurando entender como funciona o investimento para depois investir de forma mais clara e confiável.

SEO junto com Links Patrocinados

Como visto acima, os links patrocinados ainda ganham pela confiabilidade que eles passam a diversos usuários e empresas que procuram algum produto ou serviço na internet, dessa forma por que ao invés de investir somente em um projeto de otimização de sites não investimos em links patrocinados junto com SEO?

Pesquisas provam que mesmo que seu site esteja na primeira página do Google pela busca orgânica, ainda assim é possível aumentar a taxa de cliques por meio dos links patrocinados. Um pesquisa da AdGooroo mostrou que o fato de ter um anúncio dos links patrocinados na primeira página do Google e ao mesmo tempo ter seu site também na primeira página pela a busca orgânica aumenta em 20% sua taxa de cliques pela busca orgânica. Ou seja o fato de você ter um anúncio aumenta a credibilidade do seu site pela busca orgânica pois o usuário que analisa os resultados da pesquisa percebe que o mesmo site está aparecendo duas vezes na primeira página do Google, dessa forma passa mais confiança e credibilidade para seu site. Esse trabalho se achama consultoria SEM, ou consultoria para busca orgânica e patrocinada.

Já está bem claro que 70% dos usuários clicam nos resultados da busca orgânica e apenas 30% clicam em links patrocinados, dessa forma ao ter seu site tanto na busca orgânica como nos anúncios do Google dobra a credibilidade do seu site, e o mais curioso é que mesmo o usuário vendo seu anúncio na lateral direita nos anúncios do Google ele, ou pelo menos a grande maioria irá clicar na busca orgânica, e como todos sabemos na busca orgânica não pagamos nada por cliques obtidos, diferente dos links patrocinados.

Dessa forma tenham em mente que os links patrocinados apenas estarão na primeira página do Google para ajudar na confiabilidade e credibilidade de seu site, que irá aparecer duas vezes nos resultados de busca do Google. É obvio que você terá cliques em seus anúncios pagos, porém a margem de cliques entre a busca orgânica e os links patrocinados serão bem diferentes, pois a quantidade de cliques na busca orgânica será bem maior do que nos anúncios do Google.

Sendo assim, invistam em ambos. Tanto em um projeto de otimização de sites como em anúncios do Google, porém tenham em mente que os links patrocinados apenas serão um incentivo para seu site tenha mais cliques pela busca orgânica e que sua receita irá aumentar em até 20% somente pelo fato de aparecer no Google duas vezes.

Data de Publicação: 15/04/2014