telefone

SEO é Marketing e Não Programação de Sites

Ainda nos dias de hoje muitos usuários que pesquisam algo no Google acham que SEO e otimização de sites tem total correlação com programação ou com informática. Essas pessoas não estão erradas, em partes, porém a parte da programação somente destaca o marketing de busca construído pelo SEO, nada mais.

SEO ou otimização de sites é puro marketing de pesquisa pois de nada adianta um site lindo e muito bem estruturado não ter foco nenhum para o marketing da busca, ou seja o site precisa ter um conteúdo novo e recheado de palavras-chave que tenham alto nível de procuras por parte do usuário, além de ter os fatores relevância e importância trabalhados dentro e fora da página.

Muitas pessoas que acham que entendem SEO e como um site está sempre nas primeiras páginas acham que o único motivo são as palavras-chave que aparecem na página. A grande maioria acha que o simples fato de um termo chave aparecer diversas vezes em uma página garantem uma boa classificação nos mecanismos de busca. É nesse ponto que muitas erram feio pois a parte de se ter palavras-chave aparecendo no conteúdo da página é o elemento obrigatório para que essa página apareça no índice do Google, e não se esqueçam que o índice do Google tem mais 50 páginas. Para SEO o fato de se ter palavras-chave aparecendo no conteúdo é apenas 10% da otimização completa de uma página, e os outros 90% cabem a importância dessa página para outros sites.

Dessa forma SEO não é programação e nem todos programadores, as vezes muito bons no que fazem tem visão para a parte da pesquisa no mercado digital e muito menos paciência para encontrar termos chaves para incluir no site. Programadores estão preocupados com a parte vistosa e da funcionalidade geral do site, e não com otimização de sites.

Hoje em dia grandes agências de SEO raramente tem um programador que conhece SEO e seja bom nisso, ou a pessoa sabe programar um site ou sabe otimizar um site. O grande problema em se trabalhar em um site com uma empresa de SEO e um bom programador é que muitos programadores não aceitam as mudanças impostas pelo profissional de SEO pois muitas delas mexem no layout geral do site e acabam afetando a funcionalidade e design geral do site, porém são mudanças focadas para o marketing de busca e não para a beleza do site.

Atualmente uma pessoa que sabe programar sites e tem visão sistêmica de SEO tem grandes chances de crescer e muito no atual mercado. Isso ocorre por que logo no início de um projeto de qualquer site esse profissional de SEO já tem como pensamento o foco em SEO, e quando se inicia um projeto pensando nele como um todo, focando sempre para o marketing esse projeto tem 80% de chances de dar certo em menos de 4 meses.

Dessa forma meus caros NUNCA confundam criação de sites com otimização de sites. São dois profissionais totalmente diferentes e que um não tem noção do trabalho do outro.

SEO é marketing. Sem o foco em pesquisa constante focada para a concorrência de mercado para determinadas palavras-chave não existe a menor possibilidade de um site um dia chegar na primeira página do Google.

Outro fator de vital importância é que SEO é eterno e nunca acaba, pois assim como as tendências de mercado mudam constantemente as tendências de busca e necessidades dos usuários também mudam, e o profissional de SEO deve sempre ficar antenado nesses fatores e prever essas mudanças e já mudar o foco da otimização do site para outros termos que estão sendo buscados naquele exato momento.

Agora eu pergunto. Vocês realmente acham que programadores de sites tem esse jogo de cintura para acompanhar todo esse processo por tempo indeterminado?

Tem um artigo que complementa nosso tema que explica um pouco também sobre SEO e marketing de um site, vale a pena conferir!

Data de Publicação: 15/04/2014