SEO e Marketing Digital: Diferenças
telefone

SEO não é Marketing Digital

Construa alguns back-links, cadastre seu site em diretórios com alto PageRank, crie um bom conteúdo e boas tags de título e deixe o Google trabalhar para você.

Infelizmente esse é cronograma para muitas pequenas e médias empresas de seo que vendem seus serviços de otimização de sites Brasil a fora.

Você realmente acha que somente isso vai fazer milagres para aumentar os lucros da sua empresa? E você, profissional de SEO acha que otimização de sites se limita a regras, táticas e tendências passageiras?

Se pensarmos com mais lógica enxergaremos que a cultura ensinada em cursos de SEO é totalmente ultrapassada, pois SEO sozinho não faz milagres, e pior que isso existe empresas que até abusam da falta de conhecimento de outras pessoas que não são entendidas do assunto a ainda tem a audácia de falar que SEO é exatamente igual ao marketing digital.

Isso é um erro catastrófico e insulta os grandes profissionais que trabalham com marketing digital e insulta também grandes empresas e agencias de SEO e marketing online. Mas, vamos começar do inicio explicando o que é SEO e o que é marketing digital.

SEO (Search engine optimization), tem a simples função de otimizar um site para que esse site seja encontrado nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. São estratégias que se utilizam de um mix de palavras-chave que são aplicadas em Tags dentro do código e no conteúdo do site atrelado ao um ótimo trabalho de link building ou divulgação de conteúdo de qualidade para a obtenção de back-links.

Esses dois fatores em conjunto definem de forma simples o que é SEO.

Já o marketing digital tem a função de criar estratégias online criativas e inteligentes para uma melhor divulgação de todo trabalho realizado junto ao projeto de SEO. De nada adianta fazer todo trabalho de SEO e não utilizar ferramentas e meios corretos de criação e divulgação de conteúdo de qualidade na rede, se um conteúdo for bom e divulgado de forma criativa ele com certeza irá melhorar o número de back-links para o site que está divulgando esse conteúdo, melhorando assim a referencia desse site dentro das buscas nas pesquisas sobre determinado assunto.

Portando, podemos resumir que SEO e marketing digital trabalham juntos e um não funciona sem o outro. Sem uma excelente estratégia de publico alvo, pesquisa avançada de tendências e palavras-chave não existe site que alcance a primeira página do Google. As palavras-chave que hoje funcionam e tem grandes conversões, amanha não fará sentido algum, pois as tendências dentro das buscas nos resultados mudam da noite para o dia, dessa forma se todo projeto for focado em algumas palavras-chave de nada irá adiantar, por isso a pesquisa de tendências para o futuro é extremamente importante para sobrevivência de um projeto SEO. Essa pesquisa de Keywords e tendências do que pode acontecer é justamente a função do marketing dentro do processo de otimização de sites.

Atualmente existem grandes empresas que não aplicam essas políticas de pesquisa antes mesmo de iniciar um projeto, somente perguntam para o cliente para quais palavras-chave ele quer estar na primeira página do Google e simplesmente otimizam o site, a ainda fazem a promessa que em menos de três meses o site vai estar na primeira página para aquele termo. Isso é praticamente impossível, pois o processo de ranking e posicionamento nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa pode demorar até dois anos dependendo da palavra-chave.

Finalizando o marketing digital está em todo processo de um projeto SEO, e se na etapa de planejamento do projeto de SEO o marketing digital já fazer parte de todas as etapas de SEO com certeza o projeto terá um ótimo desempenho nas pesquisas orgânicas, tanto no Google quanto em outros sites de busca.

Data de Publicação: 09/05/2014