SEO Por Performance
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Pague SEO de Acordo com Resultados Visíveis

Você sabe o que significa SEO por performance?

Que tal iniciar um projeto de otimização sem pagar nada? Calma. Nada é de graça.

SEO por performance nada mais é do que o projeto de otimização para busca orgânica onde a cliente somente paga após os resultados começarem a aparecer nas primeiras páginas do Google. Essa é uma nova estratégia muito eficaz e muito pouco aproveitada por grandes empresas que trabalham com marketing digital no Brasil e em todo mundo.

Antigamente SEO era uma incógnita na cabeça de muitas empresas, porém atualmente todas estão muito bem informadas sobre como funciona o trabalho e todas tem ciência de que não funciona da noite para dia, e, além disso, SEO é um investimento de médio em longo prazo que começa a aparecer nas buscas a partir do quarto mês de otimização do site.

Devido a esse médio prazo de retorno sobre o que é investido muitas empresas preferem investir em links patrocinados por que dessa forma eles tem controle sobre o que estão pagando e tem um retorno rápido sobre o que estão investindo. Porém de uns tempos pra cá muitas empresas estão gastando muito com a busca patrocinada e não estão mais vendo tanto retorno sobre seu investimento como viam no começo.

Mas por que o custo dos links patrocinados sobe cada vez mais e as conversões de vendas caem cada vez mais? Simples, há uns anos atrás não eram tantas empresas que investiam na busca patrocinada e hoje em dia praticamente 90% das empresas tem um investimento fixo na busca patrocinada. Devido a isso a concorrência para determinadas palavras-chave cresce cada vez mais e quando isso acontece o custo por clique ( Pay Per Click) também cresce proporcional a essa concorrência.

Esse foi o principal fato que fez com que as empresas acordassem e começassem a pensar em um investimento mais barato e com resultados sólidos nas buscas. Com isso várias empresas passaram a investir em SEO, mas infelizmente muitas não concordam em pagar durante um tempo para depois de quatro meses começar a aparecer nos resultados de busca.

Foi a partir dessa necessidade que muitas empresas de SEO passaram a trabalhar com SEO por performance. Nesse processo o cliente somente começa a pagar quando as palavras-chave que foram selecionadas no começo do projeto começam a aparecer nas buscas, dessa forma o cliente tem como mensurar que o trabalho realmente está funcionando.

Os valores mediante o posicionamento são negociados antes de começar o projeto e vão aumentando conforme os progressos da otimização.

No SEO por performance é pago uma taxa fixa mensal de manutenção por mês e são estipulados valores para cada palavra-chave de acordo com a concorrência delas, e conforme forem chegando entre o Top 20 do Google os valores aumentam gradativamente de acordo com o posicionamento.

Uma das grandes vantagens para as empresas de SEO é que somente precisa posicionar as palavras-chave, isso por que muitas empresas, mesmo estando na primeira página do Google ainda insistem em dizer que não estão tendo conversões suficientes. Na real verdade é que estão tendo conversões, mas eles confundem conversões com vendas e a única função de uma empresa de SEO é fazer com que o usuário que precisa de algum produto ou serviço encontre o site de seu cliente, a parte de converter após o contato do usuário fica por parte do cliente.

Esse é um dos grandes problemas que muitas empresas que trabalham com marketing digital têm, o cliente confunde posicionamento com conversões e não é bem assim que funciona a coisa. O cliente acha que só pelo fato de estarem na primeira página suas vendas vão aumentar 100%, mas não é bem assim. E ainda acham que é função das empresas de SEO fazerem com que o usuário converta e compre alguma coisa no site de nosso cliente.

A conversão para SEO termina quando o usuário entra em contato com determinada empresa interessado no seu produto ou serviço. A questão de venda fica por total responsabilidade do cliente. Por isso é interessante trabalharmos com SEO por performance, pois o cliente tem obrigação de pagar de acordo com o posicionamento das palavras-chave por ele escolhidas, e a parte de conversão em vendas não fica mais por responsabilidade das empresas de SEO.

As empresas de SEO devem mudar o foco de cobrar logo de cara do cliente um valor fixo altíssimo sem que ele consiga ter suas primeiras conversões em vendas. Isso é uma coisa lógica, pois quanto mais o cliente ganhar mais caro as empresas de SEO poderá cobrar. Atualmente vale a pena ganhar pouco nos primeiros meses e após um tempo ganhar muito mais do que iríamos pedir logo no começo do projeto.

Fica a dica. Pensem em longo prazo e não em curto prazo, pois pensando assim as empresas de SEO fidelizam esse cliente que com certeza não irá trocar sua empresa por outra.

Data de Publicação: 07/06/2014