SEO: Relevância e Importância
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SEO: Diferenças entre Relevância e Importância

Muitas pessoas ao fazer uma pesquisa pelo Google para determinada palavra ou termo chave se questionam como são classificados os resultados de pesquisa de uma busca qualquer, porém não entendem o motivo de um site, às vezes com conteúdo mal elaborado ou pouco vistoso, estar sempre nas primeiras posições do Google sem ter o atributo QUALIDADE como foco.

O motivo de sites mal vistosos ou com conteúdo ruim às vezes estarem nas primeiras posições do Google são dois.

O primeiro fator que é levado em consideração é a RELEVÂNCIA de um site mediante a pesquisa realizada pelo usuário.

Podemos resumir relevância como sendo o grau de compatibilidade de uma busca em correlação com o conteúdo de uma página, ou seja os termos da busca do usuário no campo de pesquisa aparecem muitas vezes em determinada página, seja nos títulos ou no próprio corpo do texto. Digamos que quanto mais termos chaves iguais ou similares a busca do usuário aparecerem na página destacados em tags de relevância para SEO (TITLE, H1, H2…etc), maior são as chances desse site sempre aparecer na primeira página do Google para esse termo.

Outro fator de relevância acontece dentro do próprio site. Isso ocorre quando se está falando de um assunto e se cria uma referência de outra página do mesmo site que descreve mais detalhadamente esse tópico.

Um exemplo. Nesse artigo estamos falando sobre a relevância e importância para SEO e otimização de sites, certo?

Perceba que no decorrer do conteúdo a página tem links que levam a outras páginas que complementam o assunto discutido aqui. Um exemplo disso é link criado no termo SEO e otimização de sites logo acima. Percebam que estou agregando mais valor ainda a esse artigo citando uma outra página que explica com mais detalhes o texto-âncora em questão. No caso acima, SEO e OTIMIZAÇÃO DE SITES.

Porém é muito importante não abusar desses links e nem colocá-los no início do artigo pois o Google pode entender que sua página não tem conteúdo pois logo de início já leva para outra página. Tente colocar esses links no decorrer do conteúdo ou no final, dessa forma você mantem o foco do artigo em questão e após isso indica uma outra página do seu site que além de explicar o termo com mais exatidão ainda complementa seu artigo.

Pense na relevância de um site como fator obrigatório para que um site possa aparecer em uma busca realizada no Google ou em outros buscadores, seja na primeira ou na terceira página. Esse fator é crucial para que um site apenas apareça no índice do Google.

O outro fator mais importante ainda é a IMPORTÂNCIA de um site.

A importância de um site nada mais é do que quantos sites referenciam sua página para determinada palavra-chave, ou seja se muitos sites criarem um backlink para esse artigo com o texto-âncora SEO esse artigo com certeza estará na primeira página do Google para aquele usuário que buscar pelo termo SEO. Isso ocorre por que muitas pessoas estão referenciando minha página para o termo SEO. Esse tipo de referência indica a autoridade de um site e a confiança que o mecanismo de busca tem nele.

Além desse tipo de referência ainda temos o fator PageRank, que indica quantos sites de qualidade e com alto pagerank tem um link para determinado site, ou seja quanto mais sites de grande autoridade e alto índice de qualidade estiverem apontando um link para meu site maior será a confiança e credibilidade que o Google e outros mecanismos de busca darão ao meu site. Isso ocorre por que outros sites de grande autoridade estão passando uma boa referência do meu site aos mecanismos de busca.

Finalizando, para se ter ótimos resultados em um projeto de SEO ou de otimização de sites é necessário que esses dois fatores, relevância e importância possam estar sempre trabalhando juntos e na mesma proporção. Se isso for realizado com muita pesquisa e cautela antes mesmo do desenvolvimento de uma página com certeza você sempre estará nas primeiras posições do Google e outros mecanismos de busca

Data de Publicação: 14/04/2014