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SEO e Otimização de Sites

SEO 2016: O funciona e o que não funciona nos dias de hoje

Atualmente muito se fala em técnicas novas para aumentar a visibilidade de um site no Google e em outros buscadores, algumas técnicas corretas e outras que muitas pessoas ainda insistem, que não funcionam mais.

Atualmente não ocorreram grandes modificações nos critérios de classificação nos mecanismos de busca, porém o fator CONTEÚDO cresce cada vez mais nos quesitos para aparecer sempre nas primeiras posições no Google e em outros buscadores.

Dentre as principais técnicas para melhor otimizar um site podemos citar a idade do domínio, o uso e pesquisa correta de palavras-chaves e a referência de outros sites para determinada palavra-chave.

Temos outras técnicas mas essas citadas acima são as mais efetivas nos dias de hoje.

Agora vamos falar do ingrediente secreto para se ter sucesso em seu projeto SEO ou de otimização de sites.

O fator X para estar sempre nas primeiras posições do Google é o conteúdo que seu site está oferecendo ao usuário. Quando dizemos conteúdo não é qualquer texto com conteúdo semelhante ao de outro site e sim um conteúdo novo e autentico que ninguém ainda teve a ideia de criar.

O que importa para o Google hoje em dia não é mais a quantidade de links que seu site tem de outros sites e muito menos quantas páginas super otimizadas você tem no seu site. Hoje em dia o que é novo, interessante e relevante chama a atenção e atrai tráfego e backlinks para seu site. Esse é o ideal que o Google e outros buscadores mais almejam que os sites possam oferecer. Os mecanismos de busca não estão preocupados se você usou as palavras-chaves corretas ou se escreveu 50 parágrafos sobre um assunto que todo mundo na internet já tem e já sabe sobre ele.

Hoje em dia o Google procura novidades criativas para oferecer o conteúdo mais atual e novo possível em suas pesquisas quando o usuário pesquisar alguma coisa, nada mais que isso.

Otimização de Sites e PageRank

Dentre as diversas técnicas existentes para otimização de sites está o fator PageRank, que ainda é uma incógnita para muitos profissionais de SEO, por que alguns dizem que quanto maior for seu PageRank melhor será sua classificação nos resultados de busca, mas se fizermos algumas pesquisas no Google podemos perceber que muitos sites que estão nas primeiras posições do Google tem o PageRank 0. E agora? Será mesmo que o PageRank ajuda no posicionamento de um site ou não?

Chegamos à conclusão que o PageRank só é útil quando o conteúdo que seu site tem a oferecer não é muito bom ou a otimização on-page do site não foi bem feita, ou ainda mais afundo, quando a palavra-chave em questão tem uma baixa concorrência.

Agora quando o conteúdo de um site é novo e bom e esse mesmo site tem um PageRank razoável, entre 3 e 5, nesse caso sim é muito bom pois uma qualidade complementa a outra. Se um site tiver um bom conteúdo e alto PageRank é muito difícil que não apareça na primeira página do Google.

Uma explicação plausível sobre um site que tem PageRank 0 estar na primeira página do Google é que esse site tem um conteúdo relativamente bom e tem a palavra-chave em questão no domínio do seu site. Fora esse fator não existe outra possibilidade de um site estar na primeira página do Google.

Otimização de Sites é Conteúdo

Muitas empresas de SEO e otimização de sites focam seus principais esforços na construção de PageRank para determinado site, porém se esquecem ou deixam de lado o fator CONTEÚDO. Isso prejudica e atrasa, e muito a otimização de um site.

As empresas de otimização de sites devem focar seus esforços inicialmente na fase de geração de conteúdo de qualidade para seus usuários e para os mecanismos de busca. Feito isso, ai sim investirem menos em conteúdo e focar mais o a construção de link building para o site. Esse é um erro muito comum que mais 60% das empresas de SEO cometem.

Hoje em dia não existem técnicas para otimização de sites, existem padrões de desenvolvimento e regras iniciais obrigatórias a serem cumpridas, mas a única técnica que importa aos mecanismos de busca é a qualidade e acessibilidade que seu conteúdo pode oferecer para a melhor experiência possível do usuário.

Tenha a certeza que se você criar um conteúdo de alta qualidade e relevante a busca realizada provavelmente você estará nas primeiras páginas dos buscadores.

A poção mágica para otimização de sites é só uma: CONTEÚDO.

Entenda o que é SEO

SEO ou Search Engine Optimization, são técnicas de SEO para tornar seu site acessível aos mecanismos de busca e melhorar sua visibilidade e posicionamento nos buscadores.
SEO adapta seu site para facilitar o trabalho dos indexadores de conteúdo como Google, Yahoo e outros buscadores. Atualmente um grande erro de sites com bons conteúdos e bem desenvolvidos é a falta de planejamento em SEO antes do desenvolvimento do projeto do site. Se um site for, na etapa de criação, focado em SEO você já terá dado um grande passo inicial para o sucesso de seu projeto e maior tráfego e visibilidade de seu site.

Site acessível aos mecanismos de busca

O passo inicial para ter sucesso é SEO é criar um site acessível aos mecanismos de busca e ter a certeza que seu site será encontrado e corretamente indexado, porém são diversas técnicas que devem ser utilizadas para garantir essa correta indexação e ainda sim se corre o risco do conteúdo do seu site não ser entendido e indexado corretamente.

Para se ter uma boa classificação nos mecanismos de busca o conteúdo do site primeiramente deve estar em HTML ou PHP, pois são as linguagens mais entendidas e indexáveis pela maioria dos robôs de busca. Conteúdos em flash e em Javascript são praticamente invisíveis aos olhos dos buscadores e dessa forma é melhor evitar o uso de muitas animações no seu site. Se usar use pouco e de preferência em Jquery que fornece uma boa qualidade e passa ao usuário o mesmo efeito de animação que o flash fornece.

Os mecanismos de busca focam mesmo o conteúdo em forma de texto, pois são de mais fácil entendimento e rapidamente indexáveis, porém existem atributos em imagens que podemos indicar ao mecanismo de busca do que se trata determinada imagem e ainda sim ter indexação do conteúdo de imagens no seu site. Um exemplo disso é a utilização do atributo ALT nas imagens.

Outro fator muito importante que facilita o trabalho dos mecanismos de busca é a estrutura de links do seu site. Devemos criar uma estrutura de fácil navegação e inter-relação entre todas as páginas do seu site colocando links dessas páginas em outras páginas e dessa forma deixando as conhecidas migalhas de pão para que o robô de busca possa indexar todas as páginas do seu site.

Além de todos esses fatores devemos também criar os sites seguindo ao máximo possível os padrões web da W3C, pois facilita e muito o trabalho de entendimento dos mecanismos de busca. Temos que criar as páginas somente com o conteúdo e deixar o máximo possível de arquivos como CSS e Scripts em um arquivo externo fora do site. Isso deixa a página mais limpa e garante o total entendimento do seu conteúdo pelos mecanismos de busca.

Técnicas SEO on-page

Dentre as principais técnicas de SEO on-page que são utilizadas atualmente e que são relevantes na classificação de um site podemos destacar:

Tag TITLE das páginas

A tag TITLE das paginas equivalem a 40% no índice de classificação nos resultados de busca, claro que de nada adianta colocar uma tag com uma palavra-chave muito procurada e no conteúdo da página essa tag não ter relação nenhuma com a tag TITLE.

URL da página

Outro fator de vital importância para a relevância na classificação é a criação de suas URL. Sempre use URL´s com as palavras-chave do conteúdo da página e sem exagerar no tamanho. Seja sucinto e direto, pois se sua URL for muito grande ou contiver muitas palavras-chave isso pode ser considerado SPAM e você ser penalizado fortemente pelos mecanismos de busca. Use somente URL´s amigáveis aos buscadores.

Conteúdo da página

O conteúdo da página é a etapa mais importante na otimização de sites. Sem conteúdo relevante e bom não existe SEO. Crie um conteúdo novo e autentico e não copie nada de ninguém, e quanto mais criativo e útil for esse conteúdo maior será o número de acessos e consequentemente maior número de links apontando para sua página. É muito importante também usar palavras-chave dentro do conteúdo, mas sem exagero. A frequência de palavras-chave não pode passar de 8% do conteúdo total da página.

Hierarquia de títulos

Como último fator que os mecanismos de busca gostam muito de ver em códigos podemos destacar as tags H1 à H6 que são tags que informam a relevância de cada título e conteúdo de uma página, sendo a tag H1 a mais importante e a tag H6 a de menor importância. É muito importante usar essas tags com hierarquia e nunca colocar uma tag H6 antes de uma tag H1. Sempre siga a ordem de relevância da importância de conteúdo da sua página.

Técnicas SEO off-page

Link building ou back-links de outros sites que apontam para você é praticamente 50% do sucesso de um projeto SEO, os outros 50% cabem à otimização de SEO on-page.

Links funcionam como votos de confiança, quanto mais sites apontam para o seu melhor será sua popularidade e maior será a relevância do seu site para os mecanismos de busca. Porém quantidade não é nada sem qualidade, ou seja, os back-links que apontam para você devem ter um bom PageRank e boa reputação com outros sites, caso contrário os links que apontam para seu site ao invés de melhorar seu posicionamento podem atrapalhar e muito sua visibilidade nos resultados de busca.

Veremos agora alguns fatores que influenciam o valor desses links.

O Texto-âncora

O texto-âncora é o texto contido no link e o mecanismos de busca leva e muito em consideração esse texto para classificar a relevância dos sites. Se um site apontar para o seu com um texto-âncora com a palavra-chave principal do seu site ajuda muito no entendimento do robô de busca e na classificação nos resultados. Quanto mais sites apontarem para você com um texto-âncora com a sua palavra-chave principal melhor posicionado você estará para essa palavra-chave.

Mídias Sociais

Atualmente as redes sociais são de estrema importância para qualquer projeto SEO e nenhum projeto SEO sobrevive longo tempo senão tiver uma ótima estratégia de marketing digital voltado para redes sociais. O efeito de divulgação de conteúdo nas redes sociais pode se multiplicar rapidamente e fazer crescer e muito a construção de links para seu site.

As estratégias que realmente funcionam e são muito úteis na construção de link building dentro das redes sociais é a divulgação de artigos e o oferecimento gratuito de ferramentas diversas sem pedir nada em troca e nessa ferramenta ter um link apontando para seu site. Além de ideia de criar e oferecer ferramentas gratuitas o principal fator que irá garantir seu sucesso dentro das redes sociais é o seu conteúdo. Não existe mágica.

Divulgue algo interessante e participe de fóruns de discussão dentro do tema que você divulgou, pois de nada adianta expor um artigo e não comentar ou responder a opinião de outros usuários. Dentro das redes sociais temos que ser participativos.

Penguim Update

O Penguim Update foi uma atualização lançada pelo Google em seu alogaritmo em 2012 que faz diversas alterações na forma de classificação. Essa atualização derrubou muitos sites e ajudou muitos outros.

Nessa atualização o Google para de levar em consideração os links provenientes de diretórios e agregadores de conteúdo e passa a levar em consideração o CONTEÚDO de um site. Ou seja, se você abusou de diretórios e cadastramento de sites de artigos e agregadores de conteúdo com certeza seu site perdeu grande posicionamento.

Essa mudança prioriza a seguinte política: CONTEÚDO DE QUALIDADE ATRAI LINKS!

Mas o que seria um conteúdo de qualidade? Simples! O que as pessoas querem!

Mas como descobrir? Pesquise em fontes como Google Notícias, redes sociais, novidades que ninguém ainda comentou.

Uma estratégia muito boa é usar o Yahoo respostas. Acesse a página e coloque na busca a palavra-chave de seu negócio e veja o que estão comentando sobre o assunto. Crie artigos e fóruns de discussão sobre essas dúvidas.

Outra estratégia bem útil é usar o Google Suggest que fornece os temas mais procurados por ordem de relevância.

Uma última dica para ver o que estão comentando sobre seu ramo de atuação é usar a ferramenta Google Drive que informa as últimas noticias e assuntos sobre alguma palavra-chave.

Utilize essas ferramentas e gere artigos recheados de palavras-chaves que com certeza seu conteúdo conseguirá links com decorrer do tempo.

Psicologia dos links

Por que as pessoas criam links para suas páginas?

Existem várias teorias que explicam os motivos, mas a principal delas é quando determinado conteúdo gera impacto emocional nessa pessoa. Esse impacto emocional pode ser qualquer tipo de conteúdo seja ele texto, vídeo, uma imagem, etc.

A principal tarefa de uma estratégia de SEO é gerar um conteúdo que gere impacto no teor da informação a ser passada ao usuário. SEO tem a função de trazer o usuário ao seu site, porém se o conteúdo não for de qualidade e não ter uma isca para atrair o usuário pode ter certeza que o usuário vai entrar e sair do seu site.

Vídeos de SEO

Nos últimos dois anos a procura por conteúdos de qualidade que pudessem ensinar técnicas de SEO cresceu muito e devido a essa procura muitos sites e o próprio Google disponibiliza fóruns de discussão e vídeos no youtube para informar sobre mudanças nas buscas e atualizações em seu alogaritmo realizadas recentemente.

Sempre é válido acompanhar e se manter atualizado junto a essas mudanças e dicas que o próprio Google fornece gratuitamente para Webmasters em todo mundo.

Acesse a página do canal do Google Webmaster Help fique sempre por dentro das novas técnicas de SEO que forem disponibilizadas.

SEO WordPress

Da mesma forma que podemos aplicar técnicas de SEO diretamente no código das páginas temos a oportunidade também de fazer isso com a ajuda do próprio WordPress.

O WordPress fornece um aplicativo gratuito chamado All in one seo Pack que depois de configurado corretamente automaticamente gera as devidas tags para otimização de suas páginas sem maiores dificuldades. Vale a pena conferir!

Google SEO

Praticamente 90% da população mundial atualmente utiliza o Google e a grande maioria dos especialistas e empresas de SEO focam a otimização de sites para obter um posicionamento privilegiado no Google. Claro que se a otimização for bem elaborada vai atingir a todos os mecanismos e busca, pois os parâmetros de relevância e classificação são praticamente os mesmos, mas nosso foco e alvo principal são e sempre será estar nas primeiras páginas do Google.

Todo projeto de otimização de sites e SEO pode ser facilmente analisado e acompanhado por parte do cliente utilizando o Google Analytics que é uma ferramenta de acompanhamento gratuita fornecida pelo próprio Google para fazer diversas análises dentro do seu site. Porém muitas pessoas têm muitas dúvidas de como usar o Google Analytics.

O uso do Google Analytics para SEO e otimização de sites se encontra na aba de ORIGENS DE TRÁFEGO que fica no menu lateral posicionado na parte esquerda do painel de controle da ferramenta. Por lá você tem as origens do seu tráfego e respectivas palavras-chaves que estão encontrando seu site.

Em nossa consultoria SEO o cliente recebe um treinamento intermediário de acessos principais para acompanhar todo projeto SEO de perto e ver o número de acessos do seu site crescer gradativamente com passar do processo da otimização de sites.

Juntamente com o Google Analytics o Google fornece também acesso gratuito ao Google Adwords onde o cliente pode ter acesso aos links patrocinados e ter acesso também a uma ferramenta SEO essencial para geração de conteúdo. Essa ferramenta chama-se Keywords Tool e está disponível em nossa página de ferramentas SEO.

Utilizando os benefícios dessas duas ferramentas o cliente tem a certeza e total controle sobre os investimentos e resultados obtidos com a publicidade no Google.