Colocar Site no Google
telefone

Site no Google: a primeira página ainda é o suficiente?

Hoje em dia é muito difícil ver uma pessoa ou uma empresa que não saiba o que significa otimização de sites ou nunca tenha ouvido falar em SEO ou Search Engine Optimization, as empresas que não reconhecem o termo entendem como colocar site no Google. O conceito passou a ser levado mais a sério à partir do ano de 2011 e o que antes era uma opção de investimento em marketing passa a ser uma exigência para a empresa que quiser sobreviver ao mercado digital, ou mais popularmente falando, sobreviver ao mercado Google.

O Google desde meados de 2008 passou a praticamente mandar em toda busca mundial por algum produto ou serviço que era ofertado ou procurado na internet. Hoje em dia o Google retém uma parcela de quase 70% do mercado mundial de busca, ou seja a mágica existente em outras ferramentas de marketing que antes eram muito eficazes passaram a não servir mais para nada e muitas empresas acordaram para esse detalhe e passaram a investir pesado em marketing de busca.

Após quase 5 anos de ciência da necessidade de investir em otimização de sites e SEO muitas empresas que realizaram o investimento tiveram bons resultados, porém muitas empresas que investirão pesado para colocar seu site no Google não estão tendo os mesmos resultados que tinham anos atrás. Elas tem seu site nas primeiras páginas como sempre estiveram porém não recebem mais a quantidade de cliques ou acessos que tinham uns 2 anos atrás.

Quando a empresa percebe que está aparecendo nas buscas mas não tem uma quantidade qualificada de cliques ela logo de início culpa a empresa que otimizou seu site e os questionam do que está ocorrendo.

Muitas empresas de SEO e otimização de sites fazem promessas ilusórias para seus clientes garantindo que eles estarão em primeiro lugar no Google sempre, mas isso é uma tarefa impossível, pois o posicionamento nos resultados de busca varia, e muito e é até antiético por parte da empresa que está otimizando o site prometer isso ao seu cliente somente para fechar mais uma consultoria SEO.

Empresas de SEO sempre garantem melhores posicionamentos, isso garantem colocar seu site entre a primeira e no máximo no começo da segunda página, e se conseguirem chegar a primeira posição no Google foi puramente mérito acidental ou a concorrência para determinada palavra-chave era baixa. Isso é fato.

Uma coisa é a empresa estar sempre entre os 10 primeiros resultados, ou seja a primeira página do Google. Outra coisa é ela estar sempre na primeira posição nas pesquisas.

As empresas de otimização de sites tem a função colocar e de manter seu site sempre na primeira página do Google e trabalhar bastante para que esse posicionamento sempre melhore mais e mais até chegarem entre os três primeiros lugares no Google.

Porém à partir de Julho de 2013, devido a pesquisas e muitos testes chegamos à conclusão que colocar um site na primeira página do Google não é mais um fator de vantagem em relação aos outros sites que estão entre a segunda e terceira página do Google. Hoje em dia quem não estiver entre os três primeiros resultados tem praticamente apenas 10% dos cliques que poderiam obter estando entre os cinco primeiros no Google, ou seja se você estiver em primeiro lugar no Google você tem uma taxa de cliques de até 70%, sendo que os 30% cabem aos cliques nos links patrocinados do Google. Se você estiver em segundo seus cliques caem para 50%, e se estiver em terceiro caem para 20%.

Agora imaginem quem está entre a quinta e sétima posição. Praticamente não recebem nem 5% dos cliques que o primeiro lugar no Google recebem.

Anos atrás só o fato de colocar um site na primeira página do Google já era motivo de glória e de comemorações e qualquer site de empresas que estivesse bem posicionado teria uma grande parcela de cliques, porém hoje em dia a regra mudou e é bem simples e muito mais exigente.

Hoje em dia não basta mais colocar seu site no Google, e quem não estiver entre os três primeiros resultados não terá bons resultados em suas taxas de conversão. Isso virou regra e muitos profissionais de SEO estão percebendo isso, mas poucos falam a respeito.

Resumidamente a hierarquia dos dez primeiros no Google está acabando e cada vez mais rápido, hoje em dia para um site se manter nas primeiras posições no Google é necessário um investimento pesado em geração de conteúdo bom e otimizado, além de um ótimo trabalho de construção de back-links para o site.

E seu site? Está entre os três primeiros ou somente na primeira página?

Se seu site ainda nem apareceu nos índices do Google vale a pena ver esse artigo sobre como colocar seu site no Google.

Data de Publicação: 14/04/2014