TrustRank Vs. PageRank
telefone

Entenda a Diferença Entre TrustRank e PageRank

O que vale mais a pena hoje em dia? Avaliar um site pelo seu PageRank ou pelo seu TrustRank?

Para entendermos o que é TrustRank devemos primeiramente saber a diferença entre PageRank e TrustRank. Vamos lá.

O Pagerank foi uma métrica criada para avaliar a qualidade de um site nos resultados de busca que foi utilizada como o fator principal de rank e posicionamento de um site, até o ano passado. Por que até o ano passado?

Até pouco tempo atrás o próprio Matt Cutts, que para quem não sabe é uma das mais importantes referências contra sites de SPAM no Google, divulgou em rede mundial que o PageRank estava desvalorizado e não seria mais um fator principal de melhores posicionamentos no Google. Mas por quê?

Simplesmente por que muitos sites de péssimo conteúdo faziam técnicas de Blackhat para manipular os resultados de pesquisa com a compra e troca de links de alto PageRank simplesmente para ficarem melhores posicionados nos resultados de pesquisa. Esses sites em sua grande maioria eram de conteúdo duvidoso e com muitos anúncios de Spam. Para resolver isso o Google implementou no seu alogaritimo de busca o TrustRank.

O TrustRank é uma métrica para avaliar o grau de confiabilidade que determinado site tem. Como Assim? Na era PageRank bastava ter uma boa parcela de links de alto PageRank que qualquer site apareceria bem nas pesquisas do Google, mas agora com o TrustRank sites bem posicionados e com um grande número de SPAMS serão severamente punidos pelo Google e passaram a ser sites não confiáveis, dessa forma não irão mais aparecer no topo das buscas. Agora páginas e sites livres de SPAM passarão a ser vistos como sites confiáveis pelo Google.

Qual o TrustRank ideal para ter um site bem posicionado?

O índice de TrustRank é segmentado por duas métricas. A primeira delas é Domain Authority e a segunda é o Page Authority.

O Domain Authority ou em português, autoridade do domínio é o valor que todas as páginas tem por um todo, ou seja, uma média de qualidade de todo conteúdo do site. Já o Page Authority, ou autoridade de uma única página é a valor que determinada página tem dentro de todo site.

A média de TrustRank de um site saudável é acima de 40, abaixo disso não é um índice bom, dessa forma você deve melhorar suas referências de links de outros sites e melhorar alguns fatores importantes de confiabilidade dentro do seu site.

Como Aumentar Meu TrustRank?

Dentre os principais fatores que melhoram esse índice podemos citar:

A idade do domínio: A idade do domínio é um fator de grande importância, pois quanto mais tempo determinado site está no ar melhor será a confiança transmitida ao Google.

Número de atualizações: Quanto mais atualizado e mais conteúdo de qualidade um site oferece nas buscas melhor ele será visto pelo Google.

Informações de contato: Um site confiável deve sempre ter dados de contato como telefone, emails válidos do mesmo domínio, endereço e diversas formas de contato para que o usuário encontre facilmente todas essas informações.

Um detalhe crucial é ter uma página da sua empresa validada no Google Plus, nessa página colocamos os mesmos dados de contato que temos em nosso site. Um cadastro validado no Google Plus passa 99,9% de confiança e credibilidade de que sua empresa realmente existe.

Backlinks relacionados: Como último e menos importante fator seria obter links de qualidade para seu site, mas esses links devem ter relevância e relação com sua área de atuação. Ou seja, no caso da Best SEO, quanto mais empresas de seo mencionarem um link sobre SEO e otimização de sites para nosso site melhor ele será visto pelos mecanismos de busca.

Essa é a grande diferença entre TrustRank e PageRank. No PageRank tanto fazia de onde vinha seu link, ou seja independia do site e da área de atuação,mas no TrustRank os links devem vir de outras referencias no seu campo de atuação.

Data de Publicação: 23/05/2014